Fotografia para Instagram: Truques e Dicas para Deixar Seu Feed Profissional e Atrativo
O Instagram cresceu muito ao longo dos anos no Brasil. Não é à toa que, hoje, é a segunda rede social mais utilizada em termos de popularidade e tempo de uso. Segundo o Mobile Time, 91% dos brasileiros possuem a ferramenta em seus smartphones, o que mostra sua evolução e relevância, inclusive como plataforma profissional.
Se você gosta de usar o aplicativo, vamos mostrar como é possível aumentar sua carteira de clientes ao tirar fotografias para o Instagram e deixar seu feed profissional e atrativo com alguns truques essenciais. Vamos lá?
Atente-se à qualidade da foto
A qualidade da foto vende o seu serviço. Os clientes podem procurar você se perceberem imagens bem enquadradas, nítidas e naturais. Quando há clareza na foto de um objeto ou pessoa, o usuário tende a se encantar pelo que vê.
Escolha o tema ou estética que deseja trabalhar
Você já sabe qual tema ou estilo visual deseja seguir na fotografia para Instagram? Quem acessa seu perfil precisa se identificar com o tipo de serviço que você oferece. Por isso, foque em transmitir personalidade e coerência estética nas fotos, realçando a beleza e as características do seu trabalho fotográfico.
Bastidores
Todo usuário gosta de conhecer os bastidores de uma produção. Isso transmite confiança e aproxima o cliente do seu processo criativo. Mostrar como tudo acontece por trás das câmeras é uma ótima forma de humanizar seu trabalho e fortalecer sua conexão com o público.
Leia também: Explorando os 7 tipos de fotografia essenciais
Edite suas fotos antes de publicar
Muitos fotógrafos utilizam a edição para dar um acabamento final à fotografia para Instagram. Isso ajuda a valorizar o portfólio e aprimorar o que será visto pelos seguidores. A edição é um fator essencial na fotografia, pois o enquadramento ou a iluminação podem não ficar perfeitos na hora do clique. Use as ferramentas de edição com equilíbrio e destaque o melhor das suas fotos.
Adicione sua personalidade na fotografia

Não adianta amar a fotografia se você não colocar sua personalidade em cada imagem. Muitos clientes contratam fotógrafos justamente porque se identificam com seu estilo pessoal e a forma como expressam emoção nas fotos.
Ao criar seu portfólio de fotografia para Instagram, utilize apenas trabalhos próprios. Assim, você transmite credibilidade, autenticidade e profissionalismo, valores essenciais para conquistar novos clientes.
Leia também: Equipamentos essenciais para fotógrafos: montando seu kit perfeito
Crie um feed harmonioso
Se o Instagram será sua principal ferramenta de divulgação, lembre-se de que ele representa o seu portfólio visual. Procure manter o feed harmonioso, organizado e convidativo, evitando postagens que destoem do conjunto ou causem desconexão visual.
Conclusão
Viu como a fotografia para Instagram pode te ajudar a conquistar clientes e impulsionar seu negócio? Trabalhe sempre a coerência visual e desenvolva um olhar fotográfico estratégico.
Essa ferramenta é uma grande aliada para divulgar seus trabalhos. Se o cliente estiver em busca de um fotógrafo com a identidade que você transmite, certamente vai se encantar com suas imagens, desde que você saiba vender bem o seu talento.
Comece hoje a aplicar essas dicas e transforme seu Instagram em um portfólio que atrai clientes e oportunidades!
Gostou da dica de hoje? Compartilhe com outros fotógrafos e acompanhe nosso blog para conferir mais conteúdos e dicas do mundo da fotografia.



Publicar comentário