4 dicas de como tirar fotos com fundo infinito
Mesmo se você está começando a fotografar agora ou já é mais experiente, é normal ter dúvidas de como tirar fotos com fundo infinito. Embora seja uma técnica incrível, que traz inúmeras possibilidades – tanto para fotógrafos, como para aspirantes -, existem alguns cuidados fundamentais para garantir bons resultados
Mas o que é de fato uma foto com fundo contínuo e, até mesmo, o que estar atento? A seguir, respondemos essas dúvidas, ao mesmo tempo que damos, também, algumas dicas baseadas na nossa vivência. Confira!
O que é uma foto com fundo infinito
A foto com fundo infinito é uma técnica da fotografia digital e analógica ao qual o objeto principal fica centralizado em evidência, como se estivesse em um local “sem costuras”. Junto a isso, toda a composição do cenário ocorre em um ambiente de cores mais neutras, gerando a percepção de fundo contínuo.
Para nós, fotógrafos ou aspirantes, costuma ser uma “mão na roda” para fotos internas. Isso porque além de dar um ar mais profissional, nos permite trabalhar inúmeras possibilidades na composição. Por exemplo, com um fundo verde, conseguimos modificar o cenário, entre outras alternativas.
Como consequência, ela se torna a opção ideal para fotografar produtos, modelos e criar retratos.
Como tirar fotos com fundo infinito
Acredite, pode ser mais simples do que parece. Mesmo sem grandes estruturas, é possível tirar ótimas fotos com fundo infinito. Se liga nas dicas.
1. Entenda os tipos de cenário
Existem várias formas de montar o cenário ideal, o que torna a técnica tão versátil. Ora quem tem um estúdio incrível, ora quem tem um espaço reduzido podem utilizar, criando efeitos únicos. Fora a possibilidade de realizar gambiarras para quem está começando, por exemplo, papelão, papel EVA, entre outras possibilidades.
Resumidamente, há três tipos de fundo que são mais utilizados nas fotos com fundo infinito:
- tecidos: são úteis porque existem diferentes cores, materiais e texturas. Isso sem falar que por ser leve, é fácil transportar de uma sessão para outra;
- papel: é uma possibilidade econômica e descartável. O único cuidado está no manuseio, já que as folhas podem amassar ou, até mesmo, rasgar;
- painéis de acrílico: entre as três opções, é a que precisa de maior investimento. Por outro lado, vale o valor gasto, já que permite trabalhar reflexos nas fotos.
Veja abaixo um vídeo explicando um pouco mais sobre os fundos fotográficos de tecido:
2. Pense na praticidade
Nós entendemos o quão tentador pode ser deixar a imaginação fluir e apostar em um cenário diferentão. Entretanto, no geral, a praticidade costuma ser nossa principal aliada. Ela nos permite aproveitar os elementos para outras sessões, isso sem falar na facilidade de montar e desmontar com velocidade.
Sendo assim, antes de começar a investir e já comprar tudo que será utilizado, pense na melhor possibilidade para os recursos que você tem disponível. Algumas variáveis que precisam ser analisadas são:
- espaço disponível;
- duração e horário da sessão;
- local em que serão realizadas as fotos;
- deslocamento necessário e meio de transporte utilizado;
- orçamento possível;
- efeito pretendido.
3. Configure o espaço
Agora que você já entendeu os tipos de cenário e pensou nos melhores materiais, configure o espaço. Aqui inclui a montagem da cena, em aplicar técnicas de composição e pensar na técnica de fotografia que será utilizada.
Parece simples, mas os ângulos podem fazer bastante diferença. Use e abuse da criatividade! Ter boas referências, como uma pasta no Pinterest com inspirações, pode ajudar bastante.
4. Invista em uma pós-produção
Para dar a impressão de que o fundo é infinito, a pós-produção pode ser muito útil. Com ela, é possível remover pequenas imperfeições que podem impactar no resultado final, além de nos permitir trabalhar as cores e a nitidez.
Só cuidado com o exagero. Ele costuma ser o inimigo da naturalidade e da espontaneidade.
Veja as melhores dicas de fotografia
Ao longo do conteúdo, explicamos mais sobre o que é e como tirar fotos com fundo infinito. Para isso, apresentamos 4 dicas básicas, mas que fazem toda a diferença, sendo: entender os tipos de cenários, pensar na praticidade, configurar o espaço e investir na pós-produção.
E aí, o que achou? Você costuma tirar fotos com fundo infinito? Nos conte nos comentários!
Antes de terminar, queríamos também fazer um convite. Se assim como nós, você ama tudo do universo da fotografia, acesse o nosso blog e venha aprender mais com a gente.
Já temos um conteúdo sobre a história da fotografia, além de vários outros que serão publicados em breve.
Publicar comentário